Criminosos estariam usando o nome de profissionais do Direito para extorquir pessoas que têm processos na Justiça defendidos pelo estabelecimento
Jornalista:
Beto Silva l SUMARÉ
tribunaliberal@tribunaliberal.com.br
Fonte: Tribun Liberal – Edição Domingo 19 DE MAIO DE 2024
O escritório de Advocacia Corniani e Associados, com sede em Sumaré, está emitindo um alerta aos seus clientes sobre um golpe que tem sido perpetrado através do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Os criminosos, em uma tentativa engenhosa de fraude, têm utilizado o nome da advogada Lucimara Porcel para extorquir clientes que possuem processos previdenciários ou trabalhistas em andamento sob sua defesa.
De acordo com a profissional, os golpistas têm agido de maneira meticulosa, demonstrando um conhecimento
detalhado dos processos em questão. Eles chegam a apresentar informações precisas, incluindo número e valor da causa, na tentativa de convencer os clientes a efetuarem pagamentos fraudulentos.
O método utilizado envolve solicitar o pagamento via PIX de valores que supostamente seriam necessários para a liberação de alvarás e posterior pagamento das ações pela Justiça.
O golpe, que já vitimou ao menos quatro clientes somente nesta quinta-feira (16), não se limita apenas
ao primeiro contato. Após a abordagem inicial, os criminosos entram novamente em contato com os clientes, desta vez se passando por auditores do Bacen (Banco Central) alegando que, com a liberação dos valores da causa, os favorecidos devem arcar com o pagamento do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa
Física), os fraudadores informam aos clientes o valor da ação e do imposto supostamente devido. Argumentam ainda que, ao pagar determinado valor adicional (via PIX), o montante retido pela Receita Federal referente ao imposto devido pode ser reduzido.
Lucimara disse lamentar o golpe e contou que dois clientes sofreram prejuízo de aproximadamente R$ 15
mil cada um. Diante da situação, ela orienta os clientes que recebam ligações de pessoas se passando por
ela ou qualquer representante do escritório, a entrar em contato pelos números oficiais do escritório (veja abaixo). Esse alerta ressalta a importância da cautela e da verificação rigorosa em situações que envolvam transações financeiras, especialmente quando conduzidas por meios eletrônicos.
O escritório de Advocacia Corniani e Associados está colaborando com as autoridades competentes para identificar e punir os responsáveis por esses atos criminosos, buscando garantir a segurança e a integridade de seus clientes e, para isso, registr ou um boletim de ocorrência.
Lucimara acrescentou que o escritório está oferecendo assistência jurídica àqueles clientes que tenham
caído no golpe. O endereço do escritório é rua Máximo Biondo, 416, Centro, Sumaré